O sopro cardíaco

 
O que é um sopro cardíaco? Pergunta tão frequente, pois os sopros também são frequentes e são muitas vezes auscultados na consulta.

Um sopro é simplesmente um som anormal, produzido pelo seu coração e que o médico ouve. Habitualmente o sopro é auscultado quando o médico utiliza o estetoscópio, mas pode ser tão alto que é ouvido mesmo sem o recurso a equipamentos e por vezes é apercebido pelo próprio paciente.
 
O facto de o som ser anormal não significa que exista doença no seu coração. Por vezes um coração saudável produz esse ruído anormal apesar de funcionar normalmente.
Outras vezes, o sopro corresponde a pequenas insuficiências das válvulas cardíacas mas que não têm gravidade e muito provavelmente nunca vão progredir para doenças clinicamente relevantes.
Infelizmente, existe uma 3ª hipótese que é o o sopro corresponder a uma doença cardíaca importante que necessite de tratamento. Neste caso, a deteção do sopro foi algo de muito positivo pois quando mais tarde for corrigido determinado defeito cardíaco, maior será a sua gravidade e os risco da própria terapêutica.
 
Quase sempre o exame de eleição para se distinguir em qual das 3 situações se enquadra o seu sopro cardíaco é o Ecocardiograma.