Electrocardiograma com prova de esforço
Em que consiste?
Trata-se de um eletrocardiograma durante a realização de exercício físico. As duas modalidades de exercício mais habituais são o tapete rolante e a bicicleta estática. Os princípios de funcionamento são os mesmos do eletrocardiograma, isto é, elétrodos cutâneos captam a atividade elétrica do coração, um monitor exibe a informação e uma impressora regista essa atividade elétrica sob a forma de traçados eletrocardiográficos que serão interpretados pelo cardiologista. Além do eletrocardiograma, também é monitorizada a tensão arterial antes, durante e após o esforço.
Quais os motivos de realização?
Como se trata de um eletrocardiograma durante o esforço permite detetar alterações que possam não estar presentes no eletrocardiograma simples que dura apenas 6 segundos e é realizado em repouso. O exercício físico funciona como um fator de stress ao coração, obrigando a um trabalho cardíaco mais intenso do que durante o repouso. Em várias doenças cardíacas, o coração funciona normalmente em condições de repouso mas, quando lhe é exigido um trabalho suplementar, já não é capaz de responder normalmente a esse esforço e surjem sintomas e alterações no eletrocardiograma e na tensão arterial. O objetivo da realização da prova de esforço é precisamente detetar essas alterações.
A patologia cardíaca que mais vezes motiva a realização de prova de esforço é a doença coronária. Nessa condição, durante o esforço, o coração não recebe todo o oxigénio de que necessita e aparece o sintoma da dor no peito (angina) e alterações características no eletrocardiograma.
Existem, contudo, várias outras indicações para a prova de esforço como a medição da capacidade de esforço num paciente que se queixa de cansaço, a avaliação da frequência cardíaca durante o esforço num paciente com arritmia ou a presença de sintomas num paciente com doença das válvulas cardíacas.
Existem contra-indicações e riscos?
Naturalmente, se submetermos um coração doente a um esforço físico intenso, podem surjir complicações. Assim, é importante que o médico que recomenda a realização do exame e o cardiologista responsável pela sua supervisão realizem um questionário prévio à prova de esforço para despistar a presença de contra-indicações para a sua realização.
Qual a preparação necessária e cuidados durante o exame?
Recomenda-se uma refeição ligeira até 3 horas antes da prova de esforço. Após essa refeição pode ingerir pequenas quantidades de líquidos.
Pela sua saúde nunca fume mas, se o faz, deve evitar fumar nas 3 horas antes do exame.
Utilize roupa e calçado confortável, adequados para a prática de exercício.
O seu médico assistente avisará da necessidade de suspender algum dos medicamentos habituais.
O exame dura cerca de 30 minutos, incluindo os tempos de preparação, esforço e recuperação.